terça-feira, 29 de março de 2011

Avaliação Nutricional: História Clínica

Dia 28 de fevereiro tivemos a aula de Avaliação Nutricional: História Clínica, onde a Professora nos apresentou a metodologia na avaliação clinica, seguindo: * História Clinica; *Parâmetros clínicas; *Anamnse alimentar; *Dados antropométricos; *Dados bioquímicos; *Diagnóstico nutricional; *Prescrição dietoterápica; *Evolução nutricional.
Todas as informações devem ser bem colhidas, desde os dados de identificação, os dados sócio econômicos, atividade física, entre outros, com raciocínio clínico, procurando sempre investigar as informações, evitar tirar conclusões precipitadas, analisar os dados antropómetricos e bioquímicos e elaborar um plano dietoterápico de acordo com a anamnese alimentar e a história clínica.

Evolução da Nutrição Clínica

Na primeira aula teórica de Dietoterapia, a Professora Neiva Inez Medeiros apresentou a história da nutrição clínica, iniciando com a grande frase de Hipócrates, onde seu início dá nome ao blog "Que o teu remédio seja o teu alimento...Que teu alimento seja o teu remédio", o mesmo pesquisador que iniciou relatou sobre consumo energético.
Também podemos conhecer a evolução da medicina, concomitantemente com os conhecimentos sobre alimentação e a evolução da nutrição clinica no exterior e no Brasil, onde podemos destacar a criação da primeira Faculdade de Nutrição em 1940-1946, na Faculdade de Higiene e Saúde Pública na Universidade de São Paulo e os demais acontecimentos oriundos desta criação, como a regulamentação da profissão em 1967.
Podemos observar as experiências com que surgiu a nutrição parenteral e enteral, e as terapias realizadas com essas técnicas. E principalmente a Dietoterapia como prevenção e tratamento de patologias através do alimentos, destacando diversas patologias como desnutrição, câncer, HIV, entre outros.
Como Nutricionista clínica, há diversas atividades a serem realizadas e sua atuação dentro da organização de um hospital no serviço de nutrição e dietética é "Realizar a produção e distribuição de todas as refeições  de funcionários e pacientes, com quantidade e qualidade higiênico sanitária e nutricional".