Na primeira aula teórica de Dietoterapia, a Professora Neiva Inez Medeiros apresentou a história da nutrição clínica, iniciando com a grande frase de Hipócrates, onde seu início dá nome ao blog "Que o teu remédio seja o teu alimento...Que teu alimento seja o teu remédio", o mesmo pesquisador que iniciou relatou sobre consumo energético.
Também podemos conhecer a evolução da medicina, concomitantemente com os conhecimentos sobre alimentação e a evolução da nutrição clinica no exterior e no Brasil, onde podemos destacar a criação da primeira Faculdade de Nutrição em 1940-1946, na Faculdade de Higiene e Saúde Pública na Universidade de São Paulo e os demais acontecimentos oriundos desta criação, como a regulamentação da profissão em 1967.
Podemos observar as experiências com que surgiu a nutrição parenteral e enteral, e as terapias realizadas com essas técnicas. E principalmente a Dietoterapia como prevenção e tratamento de patologias através do alimentos, destacando diversas patologias como desnutrição, câncer, HIV, entre outros.
Como Nutricionista clínica, há diversas atividades a serem realizadas e sua atuação dentro da organização de um hospital no serviço de nutrição e dietética é "Realizar a produção e distribuição de todas as refeições de funcionários e pacientes, com quantidade e qualidade higiênico sanitária e nutricional".

Parabens Talita
ResponderExcluirmuito bem montado o blog, estética perfeita, agora vamos esperar a turma entrar e colocar os dados no protifólio. Abraço profa Neiva
Achei essa aula super interessante, por que é muito importante sabermos sobre o início mesmo na profissão, para podermos cada vez melhora-la e ter nosso lugar realmente reconhecido, por que a profissão é muito nova, e temos que delimitar nosso espaço e mostrar que também somos bons profissionais.
ResponderExcluirEssa foi a aula de início, aprendemos sobre diversos aspectos, conceitos, história da nutrição clínica, etc. Conseguimos entender melhor porque há nutrição clínica e porque estudar Dietoterapia. Nós nutricionistas podemos atuar em diversas áreas, e devemos aprofundar nosso conhecimento em cada uma delas.
ResponderExcluirGiovana Tepassé Trombelli
Essa foi umas das primeiras aulas, nos mostrou a importância da dietoterapia e os cuidados na alimentação para pessoas hospitalizadas, ocorrendo assim o tratamento e prevenção de doenças através da alimentação. Podemos nesse dia compreender bem a importância da matéria de dietoterapia.
ResponderExcluirDEBORA NARANA CHAVES
O interesse pelo campo da nutrição é um fenômeno relativamente recente.
ResponderExcluirPorém os avanços quantitativos e qualitativos conquistados pelos nutricionistas ao longo destas décadas são evidentes e, ao que tudo indica, irreversíveis.
Maria do Rocio Fiuza
Nessa aula vimos que ao passar do tempo a Nutrição foi ganhando forças, foi deixando clara a sua importância, mas com certeza ainda há muito espaço a ser conquistado e só nós, nutricionistas podemos deixar evidente o papel fundamental que temos na saúde e bem estar da população, valorizar nosso trabalho é a chave para o reconhecimento.
ResponderExcluirFernanda Simas
Essa aula é muito interessante já pela frase de Hipócrates "Que o teu remédio seja o teu alimento...Que teu alimento seja o teu remédio", o que nos anos atuais é muito dificil acontecer. As pessoas gastam mais com remédio do que com a alimentação saudável. Talvez, se nós parássemos pra pensar isso está errado, falta ainda o pensamento das pessoas abrirem um espaço para a nutrição. Claro, a nutrição vem evoluindo, muitas pessoas buscam uma vida mais saudável mas porque ainda existe aquelas "pilulas do emagrecimento"? Nós como nutricionistas temos esse papel de informar e alertar a população dos benefícios de uma alimentação saudável, para que o nosso remédio realmente seja o nosso alimento. E a dietoterapia está ai para isso, para nos auxiliar na promoção da saúde.
ResponderExcluirLuana Caroline Gruber.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Histórico da Evolução da Nutrição Clínica" foi a primeira aula de Dietoterapia I.
ResponderExcluirEsta aula tratou da evolução da ciência da Nutrição, a qual se inicia com a sábia frase de Hipócrates:
"Que o teu remédio seja o teu alimento... Que o teu alimento seja o teu remédio." e todas as suas descobertas na área da saúde. Além disso, a aula segue com outros fatos da história da Nutrição.
Esta disciplina é de grande valia na rotina de um nutricionista clínico, já que trabalha diretamente com a prevenção e tratamento de patologias através dos alimentos.
Ana Paula Luz
Para mim essa aula foi importante principalmente para clarear aspectos do nosso campo de atuação dentro do hospital, área que eu tinha mais duvidas, percebi que é vasto e ainda pouco explorado, porque se compararmos com potencial que o profissional nutricionista tem em contribuir para a restauração da saúde, e a quantidade de profissionais atuando, fica claro que temos espaço, e precisamos trabalhar por esses espaços e mostrar o quanto somos é importante para a área da saúde.
ResponderExcluirCARLA SCHAUFFERT
A aula de um modo geral quis mostrar como aos poucos a nutrição surgiu e como se tornou importante e indispensável nos dias de hoje,para a recuperação do paciente e bom funcionamento do tratamento do mesmo.Ja existem dietas para tudo!
ResponderExcluirE o nosso papel é cada vez mais mostrar como uma alimentação ou dieta nos caso dos pacientes hospitalizados é importante,e que faz toda a diferença.
"Que o teu remédio seja o teu alimento... Que o teu alimento seja o teu remédio."
Marilú Giacomini
Nos foi mostrada as diversas atividades que um nutricionista pode ter em um hospital. Acredito que podemos ganhar mais espaço mostrando a importância da dieta na vida de um paciente, para que ele realmente entenda o significado da frase citada na aula e que não associe a melhora de sua doença apenas com a medicação.
ResponderExcluirJuliana Back
Com esta aula aprendemos um pouco sobre a história da evolução da nutrição clínica, e podemos perceber a importância deste aprendizado para a nossa vida profissional, e analizar o que já foi feito e o que ainda podemos fazer para melhorar a nutrição clínica, para que com isso comtinue evoluindo.
ResponderExcluirGraziela Demetrio
Com certeza hoje em dia vem crescendo o numero de pessoas que se importam com a sua saúde e cada vez mais tentam melhorar a sua alimentacao. Mas infelizmente, ainda existem pessoas que só querem emagrecer sem fazer algum esforco, mudancas, utilizando medicamentos para isso.
ResponderExcluirUm dia estava em um salao e o comentario era exatamente esse. A conclusao que eu tive é que as pessoas sabem dos efeitos negativos do remedio e sabem que para emagrecer é preciso de mudancas, principalmente com a alimentacao, porém elas nao querem fazer nenhum sacrificio e tomam o remedio mesmo assim, acho que para dizerem a si mesmas que estao fazendo algo.. elas se enganam para si mesmas e se sentem melhor com isso.
Rafaela Pacheco
Mudei de faculdade de farmácia pra nutrição pra fazer o que Hipócrates disse "Que o teu remédio seja o teu alimento...Que teu alimento seja o teu remédio". Muito melhor ajudar alguém melhorando sua alimentaçào do que indicar medicamentos que irão irão emagrecer em forma de "milagre", mas depois que parar de tomar vai voltar tudo ou até mesmo o dobro e com o alimento será feito uma reeducação alimentar, onde o paciente irá aprender a comer melhor, com isso irá emagrecer e não terá riscos que o peso irá voltar, e com certeza terá uma saúde muito mais saudável.
ResponderExcluirElaine Leite
A aula nos mostrou como a nutrição evoluiu em relação aos tratamentos dietéticos. Ao longo do tempo a profissão ganhou mais espaço, mas ainda temos muito o que desenvolver. Devemos dar ênfase em como a alimentação é importante para os tratamentos dos pacientes, bom funcionamento do organismo, aplicada individualmente de acordo com a necessidade de cada um.
ResponderExcluirDaniela Carazzai
Aprendemos nessa primeira e explicativa aula sobre qual realmente é o papel do nutricionista e a importância dessa profissão, que com a ingestão do alimento certo, consegue promover saúde e bem estar.
ResponderExcluirRosana Ferreira
A matéria de dietoterapia é muito importante para todos nós futuras nutricionistas, pois como na primeira aula a professora abordou sobre a história da nossa profissional e o quanto ainda teremos que explorar para que a nutrição seja cada vez mais reconhecida. Onde nós acadêmicas e futuras nutri devemos ir trabalhando para mostrar a população a importância da alimentação saudável tanto para indivíduos hospitalizados como no caso da matéria de dieto, mas também de indivíduos sadios, para a partir daí considerar a frase que a professora nos passou “Que o teu remédio seja o teu alimento...Que teu alimento seja o teu remédio".
ResponderExcluirJaqueline Augustin
A séculos atrás Hipócrates já reconhecia a importância do alimento para a saúde das pessoas: "Que teu remédio seja teu alimento... Que o teu alimento seja teu remédio". E hoje é notódico que as pessoas estão mais conscientes disso, e buscam por uma qualidade de vida que priorize hábitos alimentares saudáveis. Fato extremamente importante para o reconhecimento da nossa profissão, que a tão pouco tempo está regulamentada(1967), e que tem muito para crescer e conquistar novas áreas.
ResponderExcluirE isso depende só de nós nutricionistas e futuros profissionais, lutarmos pela valorização do nosso espaço.
Gabriela Tavares
A avaliação nutricional é importante e necessária para que se identifique o estado nutricional de cada indivíduo para que consiga uma dieta onde obtenha todos os nutrientes necessários paran cada paciente.
ResponderExcluirPAra obtenção de uma vida saudável e, considerando o papel da alimentação nesse contexto, é fundamental que o individuo passe por uma criteriosa análise, realizada por profissional de Nutrição, com vistas a conferir segurança através da identificação personalizada das necessidades nutricionais.
Mirelle Mueller
Achei muito boa a aula onde a professora nos mostrou desde o inicio da história da nutrição clinica, bem como, seus avanços ao longo dos anos. O que é de grande importância para nós futuros profissionais da saúde, uma vez que fazemos parte desta história.
ResponderExcluirALINE MARA REINERT