Em 04 de março de 2011, a Profª Neiva abordou sobre os exames laboratoriais do Tratogastrointestinal, iniciando com o exame que avalia a amilase pancreática, abordou os valores de refência normal e as patologias associadas a sua alteração, bem como os sinais considerados. Em seguida, a lipase pancreática, considerando os mesmo referencial.
O exame TGO (transaminase glutâmico oxaloacética e o TGP (transaminase glutâmico pirúvica), são dois exames que normalmente são realizados em conjunto, e o resultado alterado destes auxiliam na identificação de infarto do miocárdio, cirrose, hepatite, pancreatite, câncer, trauma, pancreatite e outros.
Outros exames realizados na prática clínica e que auxiliam na avaliação, na prescrição e evolução do paciente, bem como seus valores de referência e suas características também foram repassados, como: bilirrubina, amônia, fosfatase alcalina intolerância à lactose, exame de cropocultura, exame para diagnosticar úlcera péptica, refluxo gastroesofágico e os exames po imagem.
Segue um blog bem interessante sobre Saúde digestiva
http://saudedigestiva.blogspot.com/

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuitas doenças podem ser diagnosticadas precossemente e tratadas em tempo, com uma análise correta de determinados exames laboratorias. Daí a importância de nós, futuros profissionais da saúde aprender. E a professora Neiva nos ensinou muito bem.
ResponderExcluirMaria do Rocio Fiuza
Temos que ter a consciência que os exames laboratoriais, interpretam o que esta acontecendo com o seu corpo naquele momento.
ResponderExcluirGraças aos exames laboratoriais pode-se
diagnosticar mais precisamente os pacientes. Isso mostra o quanto o setor laboratorial é
importante para garantir a saúde da população e como os profissionais que atuam no segmento
precisam estar atualizados e bem capacitados para a função.
Gisele Geraldi
Os exames laboratoriais, como citados pela Gisele, interpretam o que está acontecendo com o corpo naquele momento. Graças aos exames nós podemos entender, diagnosticar e ajudar os nossos pacientes de uma forma muito mais específica, pois aquilo que a gente muitas vezes não pode ver e interpretar os exames ajudam a desvendar.
ResponderExcluirACADÊMICA GIOVANA TEPASSÉ TROMBELLI
Interpretar o que esta acontecendo com o corpo naquele momento, é de suma importância pois ajuda as nós nutricionistas a diagnosticar algum problema e tentar reverter a situação, principalmente através da dietoterapia.
ResponderExcluirLUANA GRUBER
Parabéns pela iniciativa do blog!Muito bom! Você é estudante de nutrição? Abraços.
ResponderExcluir