Além da classificação básica, apresentou situações clínicas que mascaram o peso real do paciente, como o vários níveis de edema até anasarca e ascite, na ocorrência deles, há valores a serem descontado. Também foi esclarecido a clasificação do estado nutricional relativo ao peso ideal e usual, segundo as fórmulas de MacLarem e Read (1972) e Blackburn et al (1977) respectivamente.
Apresentou a severidade da perda de peso relativa ao tempo e sua fórmula e classificação, além do peso corporal estimado na amputação e o valores de decréscimo. Foi reforçado as medidas do paciente, como pregas cutâneas e suas técnicas, a relação cintura/quadril e classificação para risco de complicações metabólicas.
Podemos com essa aula, reforçar as técnicas e fórmulas antropométricas, favorecendo uma melhor análise e tomadas de decisões em relação à situação do paciente.
Manual do Sisvan MS
TD

A questão de peso e biotipo da pessoa é algo que gera desconforto pois temos que lidar não somente com o conjuto do ser humano saudavel, mas também com o esteticamente adequado a um padrão de beleza. Na utilização clinica essa aula mostrou situações em que a individuo está acometido a doença e a mesma acaba superficialmente mascarando um problema nutricional grave.
ResponderExcluirCom essa aula pude lembrar de alguns aspectos já estudados anteriormente em outras disciplinas e também aprofundar meus conhecimentos. Na apostila passada pela Profª Neiva tem todos os conteúdos estudados nessa aula e cada vez que temos dúvidas podemos consultá-la. É importante avaliar detalhadamente o paciente, pois um edema pode alterar muito no seu peso, assim como uma amputação também pode. É necessário saber todos os cálculos para poder termos informações precisas do paciente através dos mesmos.
ResponderExcluirGIOVANA TEPASSÉ TROMBELLI
Com a aula foi possível aprofundar o assunto antropometria, visando melhorar essa avaliação. Em relação aos biotipos, é importante na prática clínica, pois muitas vezes os pacientes querem através da dieta mudar totalmente o corpo, o que não acontece, e se o nutricionista esclarece isso para o paciente no início do tratamento, acaba evitando futuras frustrações.
ResponderExcluirJuliana Back
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom esta aula aprendemos a avaliar cada indíviduo pelo seu biotipo, e com esta avaliação podemos também perceber como está o estado nutricional do paciente, nos foi mostrado também vários cálculos, que podemos usar para classificar se existe algum risco de síndromes metabólicas.
ResponderExcluirGraziela Demetrio
Nesta aula, como a Giovana disse, pudemos rever alguns assuntos já abordados, porém foi mais aprofundado, acho que conseguimos entender melhor. Na aula houve uma dúvida sobre o que seria ascite, pois em outra matéria foi dito que significava edema generalizado, mas na realidade a ascite é a presença de líquido ascitico (cavidade abdominal), como foi colocado pela prof. Neiva.
ResponderExcluirNatalia Knoll Scatone
Antropometria é um assunto básico porém de grande importancia e que iremos vivenciar muito na pratica clinica. Por esse motivo, precisamos estar atentos aos diferentes métodos de avaliacao do paciente, a fim de obtermos dados fiéis e conclusoes adequadas, e consequentemente, resultados positivos ao tratamento.
ResponderExcluirRafaela Pacheco
"Avanços na determinação da massa corporal".
ResponderExcluirEsta foi a quinta aula de Dietoterapia, a qual não pude estar presente.
A aula foi sobre antropometria. Como diz Sobral (l985) "o método antropométrico baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano".
É uma ciência de extrema importância para o nutricionista, sendo fundamental para avaliar um paciente.
Ana Paula Luz
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ extremamente necessário conhecer as variáveis de antropometria e quais as situações que precisam ser analisadas com maior rigor como, por exemplo, caso de indivíduos com membros amputados e que possuem ascite, precisam ser classificados através de fórmulas diferenciadas. Esses e outros exemplos foram vistos em sala de aula e como já comentado estão presentes na apostila da Prof. Neiva.
ResponderExcluirFernanda Simas
Saber aplicar corretamente a antropometria é de extrema importância, uma medida ou cálculo errado irá fazer toda diferença, por tanto, tem que ser feito com muita paciência e cuidado, verificando em qual biótipo será classificado e se esta de acordo com seu IMC. Muitas vezes um edema fará toda diferença em seu peso. Também as influências podem fazer toda diferença em sua alimentação, como a idade, sexo... Resumindo a antropometria vai determinar o IMC, adiposidade e estrutura, que será utilizado para identificar a estrutura individual e determinar o estado nutricional.
ResponderExcluirElaine Leite
Nesta aula vimos pontos importantes da antropometria na parte clínica. Aprendemos como certas complicações podem alterar dados, como no acúmulo de líquido ascitico. Os cálculos são de extrema relevância para determinar o estado nutricional, e considerações do biotipo da pessoa, que podem variar em relação ao sexo, etnia, e estilo de vida.
ResponderExcluirDaniela Carazzai
Nesta aula relembramos a importância da antropometria,e nossa professora Neiva nos acrescentou o guia acadêmico de avaliação nutricional que nos auxiliará na prática principalmente na área clínica.
ResponderExcluirRosana Ferreira.
Para uma avaliação nutricional completa é necessário que parâmetros como antropometria e avaliação clínica não sejam avaliados isoladamente, uma vez que individualmente não fornecem diagnóstico nutricional global do indivíduo, aumentando a probalidade de ocorrer erros de interpretação.
ResponderExcluirPortanto, o profissional nutricionista deve avaliar as condições ideias para realizar um bom diagnóstico nutricional, conhecendo as limitações de cada parâmetro.
Gabriela Tavares
Essa aula como já comentado anteriormente nos mostrou a importancia da antropometria mas agora ainda mais na parte clínica. E que certas complicações, uma medida errada pode alterar dados nos calculos e fazer toda a diferença. Mas o guia que a professora nos passou está tudo muito bem explicado e qualquer duvida que tivermos poderemos consulta-lo.
ResponderExcluirJaqueline Augustin
Essa aula foi de suma importância para nós acadêmicos, pois nos ajudou a entender melhor como avaliar antropométricamente cada individuo, principalmente a diferença de avaliação de acordo com sua patologia ou deficiência.
ResponderExcluirALINE MARA REINERT
Todos nós possuimos biotipos diferentes,por isso a importância de saber diferenciá-los,e com essa aula ficou bem claro,além de aprendermos sobre algumas complicações que podem interferir na avaliação,como edema,amputações e outras.E como ja colocaram a apostila nos ajudou e ajudará bastante.
ResponderExcluirMarilú Giacomini
Na prática clinica vivenciaremos muito essas situações em que a individuo acometido por determinada doença poderá desenvolver um problema nutricional muito grave.
ResponderExcluirMaria do Rocio Fiuza
Com essa aula conseguimos aprender a importância da antropometria, as complicações que podem interferir na avaliação, o nutricionista deve fazer uma avaliação detalhada para realizar um procedimento correto no tratamento e prevenção de doenças.
ResponderExcluirDEBORA NARANA CHAVES
Com essa aula lembramos da importancia da antropometria na vida de um nutricionista. Saber quais as pregas, os melhores pontos e as maneiras corretas de fazer a avaliação antropometrica. Além de tudo é um metodo facil e pratico e barato.
ResponderExcluir